quarta-feira, 14 de outubro de 2020

AÇUDE LULÚ PINTO – LUÍS GOMES



Construído no ano de 1981, na gestão do então prefeito Pe. Raimundo Osvaldo Rocha, este açude colocou um ponto final no sofrimento dos luís-gomenses, que antes pagavam caro por uma carga d’água transportada em ancoretas, sobre o lombo de animais.
Com capacidade para armazenar aproximadamente mais de 4 milhões m³.
No ano de 1999, o município de Luís Gomes foi atingido por uma longa estiagem, o que fez o açude Dona Lulu Pinto secar deixando toda população das zonas urbana e rural sem água nas torneiras por um período de mais de 90 dias. Durante este tempo, os luís-gomenses foram abastecidos por carros-pipa, que na época cobravam cerca de R$ 50.00 por um tanque com 7 mil litros d’água.

Em 2001, preocupado com as futuras secas, o então prefeito Pio X Fernandes fez uma reforma que aumentou em um metro o nível d’água. Mesmo assim, não foi suficiente para garantir o abastecimento em anos de escassez, como foi o caso do ano de 2005, época em que o reservatório chegou a ficar com menos de 5% de sua capacidade total e por pouco não deixou toda a população à mercê de carros-pipa.

FONTE – BLOG SERRA DE LUÍS GOMES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AÇUDE LULÚ PINTO – LUÍS GOMES

Construído no ano de 1981, na gestão do então prefeito Pe. Raimundo Osvaldo Rocha, este açude colocou um ponto final no sofrimento dos luí...

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
ESTE É O LXXVI BLOG DO SUBTENENTE JOSÉ MARIA DAS CHAGAS, RESPONSÁVEL PELO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS, COM 76 BLOGS E MAIS DE CINCO MIL LINKS - MOSSORÓ-RN, 15 DE MAIO DE 2018